sábado, 8 de agosto de 2009

Características do pensamento Complexo:

Pensamento complexo. Série de pontos que tem como objetivo elucidar as características do pensamento complexo: o estatuto semântico e epistemológico do termo “complexidade” não se concretizou ainda; o discurso sobre a complexidade é um discurso que se generaliza cada vez mais a partir de diferentes vias, já que existem múltiplas vias de entrada à ela.
“Complexidade” é “complicação”, entre um problema apenas quantitativo e um tema qualitativo. A complexidade diz respeito anão apenas à ciência, mas também à sociedade, à ética e à política.É um problema de pensamento e paradigma que envolve uma epistemologia geral. Como modo de pensar o pensamento complexo se cria e se recria no próprio caminhar.
O pensamento complexo confrontado com a pura simplificação, é um pensamento que postula a lógica, a recursividade. Trata-se de um espaço mental no qual não se obstaculiza, mas se revela e desvela a incerteza. O pensamento complexo sabe que a certeza generalizada é um mito.
O pensamento que reconhece o movimento q a precisão é o mais potente do que um pensamento que os exclui e os desconsidera, irreflexivelmente. Se enraíza no conhecimento da ausência do fundamento no conhecimento, ante a mitologização e o auto-engano de uma idéia de razão abstrata e onipotente.
O pensamento complexo está animado por uma tensão permanente entre a aspiração e um saber não parcelado, não dividido, não revolucionista e o reconhecimento do inacabado e incompleto de todo o conhecimento.
O pensamento complexo pretende enfatizar a humanidade do conhecimento em sua radicalidade. “o conhece-te a ti mesmo” socrático, ao “conhece-te a ti mesmo conhecendo”